domingo, 5 de junho de 2016

EMPUXO

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE FORÇA DE EMPUXO

Exercícios básicos

Ex: 1. Um corpo está flutuando em um líquido. Nesse caso
(a) o empuxo é menor que o peso.
(b) o empuxo é maior que o peso.
(c) o empuxo é igual ao peso.
(d) a densidade do corpo é maior que a do líquido.
(e) a densidade do corpo é igual a do líquido

Ex: 2. Uma pedra, cuja a massa específica é de 3,2 g / cm3, ao ser inteiramente submersa em determinado líquido, sofre um perda aparente de peso, igual à metade do peso que ela apresenta fora do líquido. A massa específica desse líquido é, em g / cm3,
(a) 4,8
(b) 3,2
(c) 2,0
(d) 1,6
(e) 1,2

Ex: 3. Um ovo colocado num recipiente com água vai até o fundo, onde fica apoiado, conforme a figura . Adicionando-se sal em várias concentrações, ele assume as posições indicadas nas outras figuras B, C, D e E .

   
A situação que indica um empuxo menor do que o peso do ovo é a da figura
(A) A
(B) B
(C) C
(D) D
(E) E

Ex: 4. Uma esfera maciça e homogênea, de massa específica igual a 2,4 g/cm3, flutua mantendo 20% do seu volume acima da superfície livre de um líquido. A massa específica desse líquido, em g/cm3 , é igual a
(a) 1,9
(b) 2,0
(c) 2,5
(d) 3,0
(e) 12,0

Ex: 5. interior de um recipiente encontra-se um corpo em equilíbrio mergulhado num líquido de densidade 0,8 g/cm3, conforme a figura. Se este mesmo corpo for colocado em outro recipiente, contendo água ( densidade igual a 1g/cm3) podemos afirmar que

(a) o corpo irá afundar e exercer força no fundo do recipiente.
(b) o corpo continuará em equilíbrio, totalmente submerso.
(c) o corpo não flutuará.
(d) o corpo flutuará com mais da metade do volume submerso.
(e) o corpo flutuará com menos da metade do volume submerso

Exercícios de revisão

Ex: 1) Um cubo de borracha de massa 100 g está flutuando em água com 1/3 de seu volume submerso. Sabendo-se que a densidade da água é de 1g/cm3 e tomando-se como aceleração da gravidade g = 10 m/s2. Qual é o volume do cubo de borracha?


Ex: 2) Quando um corpo de 3,0 kg está completamente imerso em água, cuja densidade é d = 1,0 g/cm3, apoiado sobre uma balança ela marca 20 N. Calcule o volume desse corpo.



Ex: 3) A figura a seguir mostra uma caixa cúbica de aresta a = 20 cm e massa M = 10 kg, imersa em água, sendo mantida em equilíbrio por um fio muito leve preso ao teto. Determine a tração no fio, em newtons.


Ex: 4) Um bloco de madeira de volume V = 60 cm3, totalmente submerso, está atado ao fundo de um recipiente cheio de água por meio de um fio de massa desprezível. O fio é cortado e o bloco emerge na superfície com 1/4 de seu volume fora da água. Sendo g = 10 m/s2 a aceleração da gravidade e D = 1 g/cm3 a massa específica da água, calcule
a) a massa específica do bloco.
b) a tração no fio, antes de ser cortado.


Ex: 5) Um bloco de alumínio, de massa igual a 2,0kg, está pendurado por uma corda de massa desprezível e tem metade do seu volume mergulhado em um recipiente com água. A tensão na corda é igual a 12N. Se acrescentarmos água ao recipiente, de modo que o bloco fique completamente mergulhado, o valor da tensão na corda será (use o valor da aceleração da gravidade, g = 10m/s2):

a) 1 N. b) 2 N. c) 3 N. d) 4 N. e) 5 N.


Ex: 6) Um pedaço de madeira, de densidade 600 kg/m3, possuindo massa de 12000 kg, flutua na água do lago de densidade 1000 kg/m3. Determine o volume da parte emersa desse pedaço de madeira.


Ex: 7) Um copo cilíndrico, vazio, flutua em água, com metade de sua altura submersa, como mostra a fig. 1. Um pequeno objeto, de 1,0N de peso, é posto dentro do copo, com cuidado para que não entre água no copo. Restabelecido o equilíbrio hidrostático, verifica-se que o copo continua a flutuar, mas com 3/4 de sua altura submersos, como mostra a fig. 2.Calcule o peso do copo.